top of page

Até o último segundo! Conheça dois campeonatos decididos na última corrida da temporada de Fórmula 1

  • Foto do escritor: Giovanna Carvalho
    Giovanna Carvalho
  • 12 de nov. de 2024
  • 3 min de leitura

Atualizado: 25 de nov. de 2024

Se estivéssemos falando de uma final de futebol, talvez este artigo mencionasse um gol no último minuto de acréscimo, um pênalti “milagroso” marcado no instante certo – aquele suspiro de esperança para o torcedor fanático. Na Fórmula 1, como sempre, as coisas são bem diferentes – e nem sempre as decisões são tomadas tão rapidamente… irônico, não?


Após encerrar o jejum de vitórias no GP de São Paulo, Max Verstappen deu mais um passo em direção ao quarto título e agora pode garantir a taça já na próxima etapa, em Las Vegas. Tudo o que precisa é de dois pontos a menos que seu principal rival, Lando Norris, para definir o campeonato com duas corridas com antecedência.


Mas nem sempre é assim: ao longo da história da Fórmula 1, o campeonato foi decidido na última corrida em 29 ocasiões, deixando pilotos, equipes e fãs com os nervos à flor da pele. Já em clima de fim de temporada, relembramos a primeira e a última vez em que os campeonatos foram decididos na corrida final.


A primeira da história - literalmente!

A primeira vez que um campeonato foi decidido na etapa final foi na temporada inaugural da Fórmula 1, em 1950. Naquela época, o regulamento era muito diferente do que conhecemos hoje.


O trio da Alfa Romeo, a equipe dominante da temporada com seis vitórias em Grandes Prêmios, chegou à sétima e última corrida com pontuações muito próximas: Juan Manuel Fangio com 26, Luigi Fagioli com 24 e Giuseppe Farina com 22.


Apenas os cinco primeiros eram pontuados (com uma distribuição de 8, 6, 4, 3, 2 pontos, e 1 ponto extra para a volta mais rápida). Farina liderou a corrida por 78 das 80 voltas previstas, enquanto Fangio teve um problema na sua caixa de câmbio e não chegou a terminar a corrida. Por fim, Fagioli terminou a corrida em terceiro, o que consagrou o título do italiano.


Desde então muita coisa mudou, inclusive a quantidade de corridas por temporada e o sistema de pontuações, tornando o esporte ainda mais difícil. Mesmo assim, Giuseppe Farina continua sendo lembrado como o que ele é: o primeiro campeão da história da Fórmula 1


Giuseppe Farina
Primeiro título da Fórmula 1 foi decidido na Itália em favor de Giuseppe Farina - Foto: Reprodução GE

Ascensão da Red Bull ou ruína da Mercedes?

E a última vez que vimos uma disputa durar tanto ela aconteceu entre Lewis Hamilton e Max Verstappen, na temporada de 2021. Lewis e Max alternaram na liderança durante toda a temporada, mas chegaram na etapa final empatados: 369, 5 pontos cada. A vitória em Abu Dhabi era a última chance de consagrar-se campeão.


Verstappen parecia sair em vantagem ao conquistar a pole position, mas Hamilton mudou tudo ao tracionar bem seu W12. Ele superou o holandês liderando mais da metade das voltas previstas da corrida.


Foi só na volta 53 que o cenário começou a mudar: Nicholas Latifi acabou batendo com Mick Schumacher e levando a pior. O safety car foi acionado, e Lewis – que estava a 14,09 segundos de vantagem – se viu na obrigação de segurar o ritmo. Verstappen voltou aos boxes e trocou seus antigos compostos por novos pneus macios; já a Mercedes decidiu não arriscar e manteve Lewis na pista. Peter Bonnington, engenheiro de Hamilton, acreditou que perderiam a posição se parassem e, mais tarde, chegou a considerar que a corrida não fosse ser reiniciada.


Mas ela foi!


Na volta 55, o carro de Latifi começou a ser retirado da pista e, no início da volta 58, o safety car estava liberando o caminho para os pilotos. Com isso, Verstappen, agora com pneus novos, estava a apenas 0,4 segundos de Hamilton. Era quase impossível que ele não tomasse a liderança. Foi então que o holandês fez a ultrapassagem para cima do carro 44 e venceu a corrida, conquistando seu primeiro título mundial.


Na época, a FIA divulgou seu relatório final sobre a etapa, admitindo “erro humano” durante a saída do safety car. A Mercedes entrou com protestos formais, que foram negados pela comissão, e Hamilton chegou a não comparecer na premiação da Federação.


Até hoje, a etapa – e a própria temporada – é tema de discussões polêmicas entre os fãs dos pilotos e da categoria. Mas, desde então, com a ascensão da Red Bull e com Max Verstappen conquistando três campeonatos seguidos, não tivemos disputas tão acirradas quanto essa.

Abu Dhabi 2021 f1
Verstappen ultrapassa Lewis Hamilton no GP de Abu Dhabi 2021 - Reprodução: GE

Com a “fase ruim” pela qual a Red Bull vem passando nessa temporada, os fãs tinham a esperança de verem outra competição fervorosa como essas… talvez não venha dessa vez, mas se as últimas corridas nos mostraram alguma coisa, é que o grid atual pode ser sim, muito competitivo!

Comments


© 2024 Fala Driver´s. Todos os direitos reservados

  • Twitter
  • TikTok
  • Instagram
bottom of page